Educação 4.0: aprendizagem na era digital
- escolaphoenixcoord
- 30 de ago. de 2022
- 3 min de leitura
Atualizado: 31 de ago. de 2022
Acompanhando a 4ª revolução industrial, o ensino passará por grandes transformações
Para o século XXI, estamos em um mundo onde a tecnologia da informação e da comunicação avança rapidamente e a educação encontra-se diante de um amontoado de incertezas que exigem mudanças significativas. Qual a nova configuração da Educação 4.0?

O termo está ligado à revolução tecnológica que inclui linguagem computacional e inteligência artificial, além do learning by doing, que é aprender por meio de experimentação e mão na massa. Antes de entendermos as características da Educação 4.0, é necessário conhecer como eram as suas versões anteriores no passado:
A evolução da educação até chegar ao 4.0
Educação 1.0 - o educador era a figura mais importante na formação do estudante. Já os estudantes, era apenas o detentor do saber, sendo a relação de admiração e submissão. As aulas aconteciam nas igrejas e o ensino era limitado a textos sagrados.
Educação 2.0 - essa fase preparou as pessoas essencialmente para trabalhar nas fábricas, pelo seu forte impacto da Revolução Industrial. A educação passou por ter como objetivo o treinamento, com a função de adequar o estudante a sociedade e ao mercado de trabalho.
Educação 3.0 - essa educação alia as novas tecnologias com a aprendizagem, estimulando cada vez mais os estudantes a desenvolverem a autonomia, a flexibilidade, a criatividade e a pesquisa a partir de projetos.
Educação 4.0 - com o impacto da Quarta Revolução Industrial e da era digital, em que as informações se tornam acessíveis de forma ilimitada, o estudante torna-se o protagonista do conhecimento por meio de práticas interdisciplinares. Algumas modalidades de ensino estão como educação à distância, o uso de plataformas de reuniões online, as metodologias ativas, entre outros.
O que requere para a educação no século XXI?
A educação para o século XXI devem contemplar ambientes que estimulem a criatividade, a colaboração, a autonomia, a solidariedade, a investigação em forma de pesquisa, inovação, interação e a cultura maker.
O papel do professor na Educação 4.0
Nesse sentido, o papel do professor é contribuir para que o estudante desenvolva as competências de análise das situações problemáticas, atuação flexível, criativa e adaptativa, e a avaliação reflexiva de processos e resultados. É passado de um professor tradicional e centro de atenções para um professor mediador e orientador das atividades.
O papel da escola na Educação 4.0
As instituições de ensino devem permitir um currículo flexível e maker para que os estudantes se tornem protagonistas e a serem pesquisadores éticos com rigor científico, assim como cidadãos solidários para uma sociedade humana justa e igualitária.
Aprendizagem na era digital
Integrar a cultura digital no meio de ensino é um dos grandes desafios para a Educação 4.0. É necessário integrar a tecnologia no currículo, explorando seu potencial em diversas áreas de conhecimento. Num mundo onde a colaboração online está mais acessível, aproveitar as ferramentas e plataformas iterativas conseguem resultar em maior desempenho na aprendizagem. Assim, através da cultura maker, os estudantes serão conectados para gerenciar, elaborar e compartilhar as informações de forma crítica.
Escola Phoenix e a Educação 4.0
A Escola Phoenix é uma escola 100% baseada na Educação 4.0, pois promove a pesquisa científica entre os estudantes, a cultura maker, Metodologias Ativas e o protagonismo deles para que sejam capazes de resolver problemas do cotidiano e do mundo. Além disso, estimula o uso de novas tecnologias com enfoque em programação, computação e robótica, preparando os jovens para um futuro cada vez mais tecnológico e inovador.
Escola Phoenix. Abrindo asas para o futuro.
Referências
FÜHR, Regina Candida; HAUBENTHAL, Wagner Roberto. Educação 4.0 e seus impactos no século XXI. Educação no Século XXI-Volume, v. 36, p. 61, 2018.
GAROFALO, Débora. Educação 4.0: o que devemos esperar. Nova escola, v. 7, 2018.
MOMETTI, Antonio Carlos. Novos tempos exigem novas posturas: o papel do professor na Educação 4.0. In: Anais do CIET: EnPED: 2020-(Congresso Internacional de Educação e Tecnologias| Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância). 2020.
Comments